Alguns clássicos atravessam gerações sem perder relevância - especialmente quando o assunto é beleza. Itens que faziam parte da nécessaire das nossas avós seguem presentes nas prateleiras e, muitas vezes, reaparecem com fórmulas atualizadas para atender às necessidades atuais da pele. É o caso de um creme hidratante consagrado, lançado ainda na década de 1960, que continua sendo referência em cuidado diário.
Criado em 1968, o produto foi desenvolvido para hidratar todos os tipos de pele, mas ganhou destaque principalmente entre quem tem pele seca. Com o passar do tempo, essa característica o tornou um aliado natural da pele madura, que tende a apresentar maior ressecamento em função da redução dos níveis de estrogênio.
A falta de hidratação, somada ao envelhecimento cutâneo, favorece o surgimento de rugas, e a proposta do creme sempre foi atuar justamente no reforço da hidratação e no aspecto mais preenchido da pele.
O hidratante em questão é o Dramatically Different Moisturizing Lotion +, da Clinique (R$369,00). Ao longo dos anos, a fórmula passou por reformulações, mantendo a essência original, mas incorporando avanços importantes, como a inclusão de proteção solar.
© Reprodução
O sucesso contínuo do produto se explica pela combinação entre alto poder hidratante e textura leve. Apesar de nutrir profundamente a pele, o creme é rapidamente absorvido, não pesa e ajuda a restaurar o equilíbrio hidrolipídico, deixando o rosto com aparência mais viçosa e saudável.
Outro ponto central da fórmula é o fortalecimento da barreira cutânea, estrutura que costuma ser fragilizada por fatores externos como poluição, estresse e variações climáticas. Sobre essa função, a farmacêutica Gema Herrerías ressalta à revista Elle que “é essencial para ter uma pele jovem e bonita, pois protege a pele e também porque contém FPS 50”. A presença do filtro solar contribui para prevenir os danos causados pelos raios UVA e UVB, associados ao envelhecimento precoce.
A composição reúne ativos consagrados no cuidado com a pele, como ácido hialurônico, glicerina e ureia. O ácido hialurônico atua na manutenção da hidratação e ajuda a dar um aspecto mais preenchido à pele. A glicerina, por sua vez, atrai e retém a água, promovendo maciez, elasticidade e suavização das linhas finas. Já a ureia combate o ressecamento, melhora a textura e auxilia no efeito calmante.
Embora seja especialmente indicado para peles secas, o hidratante também pode ser usado por quem tem pele mista, já que não é oleoso, não deixa resíduos e não é comedogênico. Além disso, sua fórmula suave o torna adequado até mesmo para peles sensíveis, reforçando o motivo pelo qual esse clássico segue atual - e indispensável - mesmo décadas depois do seu lançamento.